quinta-feira, 1 de agosto de 2013

 Hoje é sobre um mal que atinge várias mulheres (e estou na TPM  ... quero chocolateeeeeeeeeeee) -

Tensão Pré Menstrual - T.P.M. - Flutuações Hormonais

Todos os meses acontece algo no organismo feminino em fase reprodutiva que transforma o humor de 80% das mulheres. É verdade que esse percentual não é tão cientifico assim. Afinal até mesmo a poderosa Organização Mundial da Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual (TPM) como uma entidade patológica. Mas reconhece sua existência e a classifica como uma síndrome que envolve não apenas o lado emocional, mas também os sintomas físicos.

Ninguém discute que o ciclo menstrual, que se repete mensalmente entre todas as mulheres em idade fértil , está totalmente integrado à natureza feminina. A Tensão Pré-Menstrual, portanto, não passa de um conjunto de sintomas associados a esse ciclo. Entre sete e dez dias que antecedem a menstruação, aparece uma série de desconfortos que só diminuem alguns dias após o início do sangramento.

A lista de sintoma é extensa, passando pelas oscilações físicas, como dor de cabeça e nas mamas, fadiga, alteração de apetite - e emocionais, como irritabilidade, ansiedade, tristeza e dificuldade de concentração. Existem cálculos que, da totalidade de mulheres que apresentam os sintomas da TPM, apenas 5% sofrem impacto de forma grave a ponto de impedir que elas sigam sua rotina de vida. Essa manifestação mais acentuada acontece, em média aos 25 anos de idade. E, infelizmente, as crises mensais tendem a piorar.

As mulheres mais sujeitas à TPM são aquelas que sofrem de algum problema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As que tiveram depressão pós-parto também estão mais propensas à manifestação de um número maior de sintomas associados à tensão pré-menstrual. E ai? Como fugir disso?



Estou voltando ... quero escrever sobre coisas banais, sobre experiências, sobre decoração, culinária, maquiagem, moda, viagem, música, poemas ... etc etc etc  enfim quero fazer um mix de coisas interessantes ... Bjs