domingo, 9 de novembro de 2008

Um texto encontrado na internet ... e que nos faz refletir ... !!!

"As pessoas que hoje tem entre 30 a 40 anos andavam em carros que não tinham cinto de segurança, apoio de cabeça, ou airbag. As crianças iam soltas no banco de trás, fazendo a maior arruaça e se divertiam aos pulos. (ai que saudades ... rsrsrsrs)
Os berços eram pintados com tintas coloridas, 'duvidosas', já que podiam ter chumbo ou outro elemento perigoso."

Eu, por exemplo fazia parte de uma geração que fazia os famosos carrinhos de rolimã (ai como era bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm ... rs), nem sei como explicar isso para a geração de hoje - digamos que eram bolas de metal presas entre dois aros de ferros e descíamos as ladeiras, usando os sapatos como freios, caindo nos machucando, mas orgulhosos da aventura em alta velocidade. (ai que saudades ... eu deveria brincar de bonecas, mas preferia as brincadeiras de meninos, era muito mais divertidas ... rsrsrsrsrs)

Continuando o texto:

"Não havia celular, nossos pais não tinham como saber onde estavamos: como era possível? As crianças jamais tinham razão, viviam de castigo, e nem por isso tinham problemas psicológicos de rejeição ou falta de amor. Na escola existiam os bons e os maus alunos: os primeiros passavam para a próxima etapa, os segundos eram reprovados. Não se procurava um psicoterapeutas para estudar o caso - exigiam apenas que se repetisse de ano".

E mesmo assim sobrevivemos com alguns joelhos arranhados, e poucos traumas. Não apenas sobrevivemos, como nos lembramos , com saudades, do tempo em que leite não era veneno , a criança precisava resolver seus problemas sem ajuda. brigar quando necessário, e passar grande parte do dia sem jogos eletrônicos, inventando brincadeiras com amigos.

Fico preocupada com as crianças de hoje e as de amanhã, com seus jogos eletrônicos, pais com celulares, psicoterapeutas ajudando em cada derrota, e sobretudo, sendo obrigada a beber "poção mágicas".

Viverão com muita saúde e equilibrio e quem sabe um dia um cientista não se encarregará de resgatar ou descobrir algo que consumimos e que fomos desde o início dos tempos?!


P.S. Ai que saudades da minha infância ... adolescência ... (sorriso)

Eu vou tocá-lo, e você não sabe quando - portanto, não deixe de viver da maneira mais intensa possível.

Por causa disso, eu jamais deixo para amanhã o que posso viver hove - e isso inclui alegrias, obrigações para com meu trabalho, pedidos de perdão quando sinto que feri alguém, contemplação do momento presente como se fosse o último.

"Ele morreu enquanto estava vivo". Pode parecer um contra-senso, mas conheço pessoas que já deixaram de viver, embora continuem trabalhando, comendo, e tendo suas atividades socias de sempre. Fazem tudo de maneira automática, sem compreender o momento mágico que cada dia traz em si, sem parar para pensar no milagre da vida, sem entender que o próximo minuto pode ser o seu último momento na face deste planeta.

Caminhamos em sua direção, não sabemos jamais quando irá nos tocar, e portanto temos o dever de olhar à nossa volta, agradecer por cada minuto, mas agradecer também porque ela nosfaz pensar sobre a importância de cada atitude que tomamos ou deixamos de tomar.

E a partir daí, deixar de fazer aquilo que nos mantém como "mortos vivos", e apostar tudo, arriscar tudo, pelas coisas que sempre sonhamos realizar.

Trechos extraídos do livro Dom Supremo - Paulo Coelho

O Amor é Paciência.
Este é o comportamento normal do Amor, esperar com calma, sem pressa, sabendo que em determinado momento ele poderá se manifestar.
Está pronto para fazer seu trabalho na hora certa, mas aguarda com calma a mansidão.
O Amor é paciente. Agüenta tudo.
Acredita em tudo.
Tudo espera.
Porque o amor é capaz de entender. (pág. 47)

O Amor é a verdadeira energia da vida. Como diz Browning: "(...) pois a Vida, com todos os seus momentos de alegria e tristeza e esperança e medo, é apenas a chance para aprender o Amor como o Amor pode ser, como foi, e como é" (pág. 50)

Eu estou neste mundo, vivendo o presente. Qualquer coisa boa que eu possa fazer, ou qualquer alegria que puder dar aos outros, por favor, digam-me. Não me deixem adiar ou esquecer, pois jamais tornarei a viver este momento novamente. (pág. 51)

Você sabe o que quer dizer "nobre". Significa alguém que age de maneira digna. Esse é o mistério do Amor. (pág. 60)

"O amor não se conduz inconvenientemente"

Id opusest. Está é a obra. O Amor basta a si mesmo.

"Você procura grandes coisas em sua vida?", pergunta o profeta. "Não as procure." Por quê? Porque não existe grandeza nas coisas. As coisas não podem ser maiores do que elas mesmas. A única grandeza que existe é na entregra proporcionada pelo Amor. (pág. 64)

*Repito: não existe felicidade em ter e receber; apenas em dar.

Realização, entretanto, é dar e servir. "Aquele que quiser ser maior entre todos vocês", disse Cristo, "que sirva a seu próximo". Quem quiser ser feliz deve colocar no Amor o seu encontro com a vida. O resto não tem importância. (pág. 65)

(* tenho minhas dúvidas em relação a essa frase ??? ... porque acredito que a felicidade está nas pequenas coisas NÃO apenas no dar, mas no receber, no fazer, no ter, no olhar, no sorriso, no gesto, no aperto de mão, no beijo, no viver ... )


Lembre-se das palavras de Goethe: "O talento se desenvolve na solidão; o caráter no rio da vida." (pág. 87)

"O amor", insiste Paulo, "jamais acaba" (pág. 95)

E as únicas coisas imortais são "a Fé, a Esperança e o Amor".

Mas, com toda certeza. o Amor continuará presente.
Deus, o Eterno Deus, é o Amor. Busquem, portanto, o Amor - este momento eterno, a única coisa que vai permanecer quando a própria raça humana tiver chegado ao final dos seus dias. O Amor será sempre a única moeda corrente aceita no Universo, quando todas as outras moedas, de todas as nações, tiverem perdido seu uso e seu valor.
Se vocês quiserem se entregar a muitas coisas, entreguem-se primeiro ao Amor, e tudo o mais lhes será acrescentado. Dêem a cada coisa o seu devido valor. (pags. 100 e 101)

O Amor nunca falha, e a vida não falhará enquanto houver Amor. (pág. 109)

"O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes." (pág. 113)

Quando olhamos nosso passado - e não nos detemos nos prazeres transitórios da vida -, notamos que os momentos marcantes de nossa existência foram aqueles em que vivíamos o Amor; ou que, escondidos, fizemos algo de bom para alguém. Coisas às vezes tolas demais para serem contadas, mas que, por frações de segundos, nos fizeram sentir como se estivéssemos mergulhados na Eternidade. (pág. 114)
Paciência. Bondade. Generosidade. Humildade. Delicadeza. Entrega. Tolerância. Inôcencia. Sinceridade. Essas coisas compõem o bem supremo, estão na alma do homem que quer estar presente no mundo e próximo de Deus.

Todos esses dons estão relacionados com a gente, com a nossa vida diária, com o hoje e com o amanhã, com a Eternidade.


(extraído do livro Dom Supremo - Paulo Coelho - pág. 44)

Adoro esse poema ... ele é PERFEITO!!!

"Ainda que eu fale as línguas dos homens
e dos anjos, se não tiver amor,
serei como o brinze que soa, ou como
o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar
e conheça todos os mistérios e toda ciência;
ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto
de transpostar montanhas,
se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu istribua todos os
meus bens entre os pobres
e ainda que entregue meu próprio
corpo para ser queimado,
se não tiver amor,
nada disso se aproveitará.

O amor é paciente, é benigno,
o amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,
não porcura seus interesses,
não se exaspera,
não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça,
mas regozija-se com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera,
tudo suporta.

O amor jamais acaba.
Mas, havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, passará.
Porque em parte conhecemos,
e em parte profetizamos.
Quando, porém, vier o que é perfeito,
o que então é em parte será aniquilado."