sexta-feira, 14 de novembro de 2008

+ alguns trechos do livro: Ser como Rio que Flui ... Paulo Coelho

"... Naquela noite, manuel tem um sonho. Um anjo lhe pergunta: "Porque você faz isso?" Ele rsponde que é um homem responsável.
O anjo continua: "você seria capaz de, pelo menos durante quinze minutos de seu dia, parar um pouco, olhar o mundo, olhar você mesmo, e simplesmente não fazer nada?" Manuel diz que adoraria, mas não tem tempo para isso. "Você está me enganando", diz o anjo. "Todo mundo tem tempo para isso, o que falta é coragem. Trabalhar é uma benção quando isso nos ajuda a pensar no que estamos fazendo. Mas tornar-se uma maldição quando sua única utilidade ´evitar qu pensemos no sentido de nossa vida." ..." (pág. 51)

"... Um novo e longo dia começa. Os jornais. O noticiário na TV. O jardim. O almoço. Dormir um pouco. Fazer o que tem vontade - e, neste momento, descobre que não tm vontade de fazer nada. Manuel é um homem livre e triste, a um passo da depressão, porque estava ocupado demais para pensar no sentido da sua vida, enquanto os anos corriam por baixo da ponte. Lembra-se dos versos de um poeta: "passou pela vida/não viveu". ..." (pág. 53)

"... Repetindo uma frase que escutei de Shimon Peres no Fórum Mundial de Davos: "Tanto o otimista como o pessimista terminam morrendo. Mas os dois aproveitam a vida de maneira completamente distinta." ..." (pág. 55)