domingo, 4 de agosto de 2013

11 dicas para combater a TPM naturalmente

Não é preciso se entupir de remédios para aliviar o desconforto do período. Aposte em soluções simples e naturais


Inchada, chorosa, com dores de cabeça. Oito em cada dez mulheres em idade reprodutiva sofrem com a tensão pré-menstrual. “A síndrome pré-menstrual é um grupo de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem durante a segunda metade do ciclo menstrual. Transtorno disfórico pré-menstrual é a forma grave da TPM”, explica a ginecologista e obstetra Barbara Murayama.
Os sintomas mais comuns são raiva e irritabilidade, suficientemente graves para interferir nas atividades diárias e ter impacto sobre a qualidade de vida da mulher e de seus amigos e familiares. “Elas não precisam conviver com a TPM e o autoconhecimento é fundamental para aprender a lidar melhor com o desconforto causado pelo período”, comenta o ginecologista e obstetra José Bento, autor do livro “TPM sob Controle” (Ed. Alaúde).
Algumas pílulas anticoncepcionais de nova geração amenizam muitos os sintomas. Mas os medicamentos não são a única forma de domar a TPM. Veja as dicas a seguir.
1. Aposte na linhaça. Rica em fibras e vitaminas, a semente melhora o problema da retenção de líquidos. “A alta concentração de ômega 3 e 6 é um precioso preventivo dos incômodos causados. Consuma duas colheres (sopa) por dia na forma de farinha ou de semente”, orienta a médica ortomolecular e nutrologista Sylvana Braga.
2. Coma os alimentos certos. Além da linhaça, capriche na ingestão de soja e gergelim, que aumentam a entrada de magnésio nas células e diminuem a contração das cólicas. “A soja tem ainda fito hormônio que auxilia na melhora do quadro de ansiedade. Já as frutas, por terem vitaminas A e B, contribuem para amenizar a irritabilidade”, argumenta a nutróloga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes.
3. Fuja dos errados. Fumar ou tomar bebidas alcoólicas estão proibidos, pois intensificam as dores de cabeça. “Diga não à cafeína, presente no café, nos chás e refrigerantes do tipo cola. A substância aumenta a irritabilidade e a dificuldade de pegar no sono. Não se esqueça de diminuir o sal da comida para impedir o inchaço”, acrescenta a endocrinologista Alessandra Rascovski. Evite também enlatados, condimentados, açúcar refinado, bolos e gorduras em geral.
4. Não caia na tentação do chocolate. “Ele proporciona um prazer momentâneo e, após o término dessa sensação, ocorre o desencadeamento da depressão”, alerta a nutróloga Samantha Enande.
5. Beba muita água. A melhor forma de eliminar líquidos é ingerindo água pura. “A bebida estimula os rins a trabalhar mais e a jogar fora o sal”, argumenta Alessandra Rascovski.
6. Prepare chá de ervas. “As plantas medicinais estão disponíveis na forma de estratos para aviamento em farmácia de manipulação. Uma é o vitex agnus castus, uma árvore que atenua os picos hormonais. Há ainda outras como hipérico, angélica e óleo de linhaça”, recomenda o médico Alex Botsaris, especialista em medicina complementar.
7. Complemente com suplementos. As vitaminas B6 e E, o cálcio e o magnésio trazem efeitos benéficos. “É uma opção razoável para mulheres com sintomas leves a moderados da TPM. Mas a prescrição deve ser avaliada sempre pelo ginecologista – ninguém deve se automedicar, nem mesmo com vitaminas”, alerta Barbara Murayama.
8. Mexa os quadris. “A dança do ventre auxilia nos sintomas, uma vez que, enquanto dançam, as mulheres se distraem e acabam esquecendo os problemas do dia-a-dia e aliviando o estresse”, comenta a professora de dança do ventre Débora Sabongi, da casa de chá egípcia Khan El Khalili. Fora isso, os exercícios massageiam os órgãos internos e a região uterina, contribuindo para aliviar as cólicas.
9. Entregue-se aos florais. A técnica de Bach auxilia no alívio de vários sintomas da TPM. Aposte nos florais Rescue Remedy (com cinco flores), Olive (para cansaço e desânimo) ou Crab Apple (elimina líquidos e alivia o inchaço).
10. Faça uma drenagem linfática manual. “Através das manobras, o profissional detecta os pontos de maior obstrução no sistema linfático e enfatiza a massagem na região específica para aumentar a diurese e o alívio do inchaço, além de relaxar”, diz a fisioterapeuta Vera Fernandes, do Centro de Bem Estar Khora. O ideal é fazer as sessões uma semana antes da menstruação.
11. Experimente o óleo de prímula. “Ele ajuda a reduzir os sintomas de dor e engurgitamento mamário. Mas, isolado, o óleo de prímula não é suficiente para resolver todos os sintomas da TPM. É necessário associar outros ativos ou tratamentos”, alerta Alex Botsaris.
Por: Katia Deutner




Continuando a saga ... T.P.M.

Alívio de bandeja ...

Não embarque no discurso fácil que diz que um chocolate é ótimo para combater a TPM. O excesso de açúcar, ao contrário, deve ser evitado. Mas a TPM pede alimentos que confortam. Coma, então, carboidrato e proteínas em quantidades equilibradas para estabilizar o açúcar no sangue. Se precisar de um doce, prefira um sorvete de frutas, que tem índice glicêmico moderado, o que o torna uma opção melhor que bolos e bolachas recheadas. Se for comer chocolates, prefira os amargos. Dessa forma, você foge da briga com a balança.

Há uma alta significativa de progesterona na TPM, o que afeta o nível de açúcar no sangue, fazendo com que dispare a vontade de devorar o que estiver ao alcance dispare. Com a taxa elevada desse hormônio, os neurotransmissores de bem estar (como a endorfina e a serotonina, por exemplo), precisam ser estimulados com mais dedicação. Para resgatar a alegria e a sensação de prazer presentes nos outros dias do mês, o ideal é cuidar ainda mais das refeições, incorporando no cardápio alimentos ricos em substancias que aumentem a produção de serotonina e endorfina, como pães e cereais integrais, leite e iogurte desnatados, banana e abacaxi.

Outra questão a ser contornada com o aumento da produção de progesterona é aprender a lidar com o intestino, que fica mais lento nesse período. Para ajudar o organismo a viver melhor nessa fase, invista mais ainda em pratos generosos com fibra, como cereais integrais (isso também inclui o arroz) e vegetais. Lembre-se de beber bastante água, porque a fibra sozinha não faz milagres - alias, deve haver uma hidratação minima (o recomendável são 2 litros diários) para que esses alimentos processados na digestão passe facilmente pelo intestino.

Com a irritação nos dias que antecedem a menstruação é grande, não tenha vergonha de se mimar. Beber uma taça de vinho, ou um prosecco, não faz mal nenhum. Mas atenção, cuidados com os excessos. Na fase de TPM, a mulher fica alterada pelo álcool mais rapidamente do que o habitual, por que seu figado está ocupado processando os hormônios. A tolerância fica mais baixa.  

Interessou? Lembre-se de, antes de mais nada, conversar com seu médico e nutricionista.