quinta-feira, 1 de agosto de 2013

 Hoje é sobre um mal que atinge várias mulheres (e estou na TPM  ... quero chocolateeeeeeeeeeee) -

Tensão Pré Menstrual - T.P.M. - Flutuações Hormonais

Todos os meses acontece algo no organismo feminino em fase reprodutiva que transforma o humor de 80% das mulheres. É verdade que esse percentual não é tão cientifico assim. Afinal até mesmo a poderosa Organização Mundial da Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual (TPM) como uma entidade patológica. Mas reconhece sua existência e a classifica como uma síndrome que envolve não apenas o lado emocional, mas também os sintomas físicos.

Ninguém discute que o ciclo menstrual, que se repete mensalmente entre todas as mulheres em idade fértil , está totalmente integrado à natureza feminina. A Tensão Pré-Menstrual, portanto, não passa de um conjunto de sintomas associados a esse ciclo. Entre sete e dez dias que antecedem a menstruação, aparece uma série de desconfortos que só diminuem alguns dias após o início do sangramento.

A lista de sintoma é extensa, passando pelas oscilações físicas, como dor de cabeça e nas mamas, fadiga, alteração de apetite - e emocionais, como irritabilidade, ansiedade, tristeza e dificuldade de concentração. Existem cálculos que, da totalidade de mulheres que apresentam os sintomas da TPM, apenas 5% sofrem impacto de forma grave a ponto de impedir que elas sigam sua rotina de vida. Essa manifestação mais acentuada acontece, em média aos 25 anos de idade. E, infelizmente, as crises mensais tendem a piorar.

As mulheres mais sujeitas à TPM são aquelas que sofrem de algum problema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As que tiveram depressão pós-parto também estão mais propensas à manifestação de um número maior de sintomas associados à tensão pré-menstrual. E ai? Como fugir disso?



Nenhum comentário: